Blog

Scandurra presta tributo ao mod com a Relespública no Goiânia Noise

Edgard Scandurra, líder do  Ira! e considerado um herói da guitarra brasileira, é uma das principais atrações da última noite do 23º Goiânia Noise Festival, domingo, dia 20 de agosto, no Jaó Music Hall. Mas o guitarrista não subirá ao palco da maior festa do rock independente brasileiro com sua banda ou seus projetos solo. Scandurra estará ao lado dos curitibanos da Relespública, um dos fortes nomes do rock alternativo nacional e representantes legítimos do mod no País.
Para quem não conhece, o mod (abreviação de modern) foi um estilo de música e comportamento surgido na Inglaterra dos anos 60. Os adeptos do mod costumavam se vestir de terno, gravata fina e se encontravam em pubs para ouvir jazz, R&B e rock. O alvo azul e vermelho usado pelos aviões da força aérea inglesa na 2ª Guerra Mundial é o grande símbolo do movimento. No rock, os grandes representantes do estilo foram The Who, Small Faces e Yardbirds (banda que teve Eric Clapton e Jimi Page em suas formações).  No Brasil, anos depois, o Ira!, de Edgard Scandurra, se tornou o principal representante do mod no País. No fim dos anos 90, a Relespública assumiu este posto também.
Mas a relação entre Scandurra e a Relespública vai muito além do estilo. Em 2003, a banda curitibana gravou em seu disco As Histórias São Iguais (lançado pela Monstro Discos) a música A Fumaça é Melhor que o Ar, do Ira! Registrada até então apenas em uma fita demo da banda paulista, a canção era praticamente inédita e, com a Reles, ganhou participação do vocalista Nasi.  A partir daí, a história da Reles e do Ira! passou a ter uma relação muito mais próxima, até porque o guitarrista nunca deixou de lado suas incursões pelo submundo e pelo rock independente nacional, seja tocando em outras bandas ou em seus projetos solo.
No show Relespública + Edgard Scandurra eles irão mergulhar fundo no repertório das duas bandas e ainda fazer um tributo ao mod, tocando clássicos do The Who, Small Faces, Stones e Beatles. Um show histórico e que será uma verdadeira aula de rock and roll.
O festival
Além de Scandurra e da Reles, a última noite do 23º Goiânia Noise Festival contará ainda com shows dos Raimundos, dos ucranianos da Stoned Jesus, os portugueses da Dirty Coal Train e muito mais. O Goiânia Noise Festival acontece entre os dias 18 e 20 de agosto, no Jaó Music Hall e trará ainda apresentações do Camisa de Vênus, Pato Fu, Odair José, Project46, Cólera, Nenê Altro e Bob Malmström, entre outras.
Os ingressos para o festival estão à venda na Tribo Restaurante (Rua 36, St. Marista), República da Saúde (Rua 89, St. Sul), Hocus Pocus (Av. Araguaia, Centro) e Seven Urban Shop (shopping Buena Vista). Vendas on-line aqui.

No Comments

Leave a Reply